segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Poyang



Uma vez em Poyang,
quando ainda havia água, 
peixes, rás, plantas, 
eu me apaixonei.

Naquela época o barco era belo
com seu toldo de brocado dourado
e as laterais vermelhas
e brilhantes de laca.

Eu era jovem e destemido
como aqueles que ainda 
não conhecem o mundo são.

Você era bela e enigmática
como os desejos impossíveis
tem que ser.

Muitas e muitas vezes
atravessei 3.500 quilômetros
sem rede, sem comida,
sem acompanhante,
por amor a você.

Uma única vez lhe vi
e isso me sustentou
por muitas e muitas 
estações.

Eu esperava,
eu sabia,
você voltaria 
a Poyang.

Mas então Three Gorges aconteceu,
500 mil pássaros ficaram sem alimento,
eu fiquei sem você.

Passo meus dias rabiscando
uma antiga ponte da dinastia Ming
que antes dormia esquecida
sob as águas.

Agora caminho até o pavilhão,
sem precisar de barco,
tudo se tornou solo árido.

Ainda espero
mas sei
você não voltará.




San, 14/09/2015