quarta-feira, 5 de março de 2014

Papai e mamãe


Eu não nasci com medo
fui ensinada a ter medo
pelas mesmas pessoas 
que hoje me cobram
 auto confiança e segurança.

Por muitos anos eu ouvi e absorvi
suas histórias horripilantes,
maldosas, preconceituosas, raivosas,
aprendi com eles que nasci 
com um defeito essencial
também denominado pecado.

Eu nasci olhando para luz,
com mãos flexíveis 
que desejavam com alegria
 sentir a vida 
e uma pequena boca
que tentava experimentar tudo.

Mas com essas pessoas
aprendi que meu corpo era vergonhoso,
perigoso, impuro, um inimigo,
e que a curiosidade era 
um imenso buraco negro
que consumia tudo,
que deveria estar sempre apreensiva
 e em constante estado de alerta.

Com eles aprendi a selecionar
refutar, negar, afastar,
ter conceitos acabados e imutáveis
a não aceitar nada além
do que estivesse em conforme
com essas idéias e conceitos,
tudo mais era impróprio e defeituoso,
uma aberração que não merecia
a chance da vida.

Estranhamente
não aprendi nada sobre o amor pleno,
puro, abrangente, praticado
fui sim constantemente posta diante
do exemplo do amor martírio,
amor dolorido, absorvente, sem espaço,

Eu nasci sem medo
foram eles que criaram
meus pesadelos.


San, 05/03/2014