sexta-feira, 19 de abril de 2019

Todas as águas da minha vida



Segurei o choro por muito tempo
quando recebi o diagnóstico de Lupus
quando minha filha morreu
quando me divorciei
quando meu filho foi embora
durante toda a quimioterapia
durante e depois do AVC
quando fiquei sozinha no hospital
logo depois da cirurgia
tremendo de frio e de dor
pela infecção

Prendi esse choro por muito tempo
cada vez que caia na escada
porque meus pés não respondiam
ou caia no quintal do fundo desmaiada
por um convulsão breve e sem aviso

Ou quando tentava segurar algo
minhas mãos não conseguiam
e apenas via meu almoço ir para o chão
tendo que começar tudo de novo

Foi isso que me fez trocar 
os pratos de vidro
por aqueles leves de plastico

Sim, tenho muitos motivos para chorar
pelo passado, presente e até futuro
sem querer ser derrotista
ou pessimista
apenas realista

Hoje pela primeira vez chorei sem medo
sem medo que a pressão arterial fosse as alturas
e algo explodisse no meu cérebro

Sem medo da vizinha ouvir 
e se sentir incomodada

Sem medo de parecer para mim mesma
que não consigo confiar na minha capacidade
de superar mais uma merda, mais duas merdas
mais centenas de merdas 
que me acontecem
nesses meus tantos anos
de sofrimentos e duvidas

Medo de parecer que não consigo
para mim mesma e para os outros

Mesmo que não tenha realmente
esses outros participativos
e interessados
somente alunos
esporádicos

Mas medo de que eles achem
que tudo que ensinei é mentira
balela, papo furado, invencionice

Não adianta afirmar que algo funciona
quando parece que nem em você 
a coisa acontece

Mas eu ainda continuo aqui
e nem sei exatamente o por que
para que e por quem
só sei que ainda existo

Mas preciso chorar muito
todas as lagrimas
que meu pai não admitia
minha avó não suportava
que meus irmãos ignoravam
e minha mãe não se importava

Lavar essa água parada retida
essa pressão emocional
que nunca vai para lugar algum
a não ser para partes do meu corpo
entortando, doendo, ulcerando, tumorizando
infeccionando, paralisando, acalorando

Como dizer para meu corpo
que não tem que ser assim
se não sei fazer de outra maneira

Por isso preciso agora fazer
fazer algo que nunca fiz
me admitir finalmente humana
finalmente sem saber tudo
finalmente fraca
finalmente só
finalmente
chorar 
tudo



San, 19/04/2019